LORD T.I.

Cabeamento Estruturado


Cabeamento estruturado, se resume em uma forma organizada de implementar uma infraestrutura de rede, seja ela para telefonia, rede, metálica ou óptica.

A infraestrutura do cabeamento representa cerca de 70% dos problemas que costumam ocorrer nas redes de computadores.

 

Principais vantagens

 Empresas de pequeno, médio e grande porte tem investido em uma solução de cabeamento estruturado qualificada e completa, para melhorar e aumentar a performance da rede, e gerenciamento da mesma, além de minimizar os custos e estar preparada para receber futuras mudanças ou implementações de forma prática, segura e eficiente, sem necessidade de relançamento de cabos, quebra de paredes ou até mesmo cabos improvisados. Toda a instalação e característica do sistema deve cumprir padrões para fazer parte da condição de cabeamento estruturado.

A grande importância de um projeto de cabeamento estruturado muito bem planejado, é que todos os possíveis locais de estação de trabalho já estarão prontos para ficarem ativos.


O Grupo Lord possui soluções completas com mão de obra certificada para realizar projetos para o seu negócio.

Realizamos projetos de cabeamento metálico e óptico: interno, externo, subterrâneo, aéreo, U/UTP, U/FTP. Toda infraestrutura necessária como eletrodutos, canaletas, eletrocalhas entre outros para acomodar os cabos, também fica por conta da nossa equipe.

Usamos equipamentos de ultima geração para realizar a certificação dos pontos de rede

 

  • Soluções de infraestrutura de fibra óptica para backbones (interligação)
  • Redes passivas ópticas para condomínios FTTX
  • Redes passivas ópticas para ambiente corporativo PON LAN
  • Fusão/certificação
  • Data center

Quais são os subsistemas que formam um sistema de cabeamento estruturado?

 

 

 

É fundamental estar atento(a) às etapas de implementação da sua rede. Por isso, veja de que forma é dividido o sistema de cabeamento estruturado.

 

Quando pensamos em usar tecnologia para acesso à rede dentro dos edifícios comerciais, é fácil entender que, por trás de uma ação simples, se faz necessário estruturar toda a base de um sistema de cabeamento estruturado.

 

Mas, você já sabe quais são os subsistemas que formam um sistema de cabeamento estruturado? E qual é a importância de obtê-los implementados?

 

Confira mais sobre o tema neste conteúdo, o qual produzimos para explicar como funciona esse tão importante modelo de cabeamento.

 

Afinal, por que utilizar um sistema de cabeamento estruturado?

 

O grande motivo que faz do sistema de cabeamento estruturado ser o modelo ideal para qualquer localidade é a construção de uma base sólida, preparada para qualquer mudança que venha a acontecer. Com ela, é mais fácil adicionar novos componentes e terminações na rede, dispensando grandes mudanças estruturais.

 

Outro grande diferencial sobre implementar um sistema de cabeamento estruturado está no fluxo de transmissão de dados dentro de um edifício. É que ao usufruir desse tipo de cabeamento, você consegue evitar congestionamentos. Algo que acontece constantemente em outros modelos de redes que não são bem planejadas.

 

Quais são os subsistemas que formam um sistema de cabeamento estruturado?

 

Ao conhecer a importância de usar tal modelo, você sabe quais são os subsistemas que formam um sistema de cabeamento estruturado? Conheça 6 subsistemas básicos:

 

1. Entrada do edifício

 

O primeiro subsistema de um sistema de cabeamento estruturado é justamente a entrada do edifício. É através dessa entrada que a rede externa se conecta com a parte interna.

 

2. Sala de Equipamentos

 

Nesse subsistema, estão alocados os equipamentos necessários para manter a rede ativa. É aqui onde ficam os servidores, equipamentos de rede e os principais elementos que fazem o trabalho de transmissão de todas as informações importantes de uma empresa.

 

3. Sala de Telecomunicações

 

Já nessa parte, ficam concentrados os elementos de terminação e cabos necessários para a conexão com cada área de trabalho. Geralmente, há uma sala de telecomunicações em cada andar dos edifícios para otimizar esse processo.

 

4. Área de trabalho

 

Os computadores e demais equipamentos formam a área de trabalho, que é mais um dos subsistemas para o sistema de cabeamento estruturado. Esse é o espaço onde pessoas vão realmente utilizar a capacidade da rede.

 

5. Cabeamento de backbone

 

Depois de conhecer todos esses subsistemas, como será que eles se conectam entre si? Para isso, é preciso usar o cabeamento de backbone, que faz a interligação entre as salas de equipamentos e as salas de telecomunicações nos andares.

 

6. Cabeamento horizontal

 

Por fim, para que todos os equipamentos de usuários possam ter o devido acesso, é necessário aplicar o cabeamento horizontal - que distribui a rede para todas as estações de trabalho.

 

Colocando em prática um sistema de qualidade

 

Para colocar em prática toda solução que envolve o sistema de cabeamento estruturado, é preciso adotar um produto que use a melhor tecnologia disponível para dar uma correta sequência de rotas e integração entre os sistemas.

 

Assim, você pode implementar a solução com a LORD T.I. que proporciona vantagens como:

 

  • Flexibilidade para mudanças de layout e inclusão de novos sistemas sob demanda;
  • Intercomunicação entre diferentes sistemas, gerando funcionalidades adicionais;
  • Sistemas de redes baseados em protocolos que permitem gestão a distância;
  • Padronização do cabeamento e garantia de alta performance.

 

 

Entendeu a importância do sistema de cabeamento estruturado e como os subsistemas são importantes para colocá-lo em prática?

Nós da LORD T.I. desenvolvemos um projeto personalizado e padronizado para a realidade do seu negócio, entre em contato conosco!

FAÇA SEU ORÇAMENTO